segunda-feira, 23 de abril de 2012

Como organizar projecto de pesquisa e monografia


MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

1. O PROJETO DE PESQUISA
A primeira providência que se deve tomar quando se pretende realizar uma pesquisa é elaborar o projecto: documento escrito que contém todos os elementos de planeamento de uma pesquisa a ser realizada. Nenhuma pesquisa deverá ser realizada sem um projecto, da mesma forma que não se constrói um prédio sem ter antes uma planta. Serve, portanto, como guia e para organizar a realização do trabalho.

2. ELEMENTOS DO PROJECTO.
2.1 TEMA
O tema é o assunto, é aquilo que trata a pesquisa, o trabalho, a monografia que se pretende redigir. É o aspecto mais genérico de um assunto dentro de uma área de conhecimento. O tema deve mostrar qual o objecto da pesquisa.

2.1.1. Delimitação do tema
Ao ser delimitado, o tema deverá apresentar qual o enfoque (uma parte do todo - o tema), em que espaço (geográfico) e tempo (histórico) será realizada a pesquisa.

2.2. PROBLEMA (ou: PROBLEMATIZAÇÃO)
Nenhum tema pode ser tratado se não for um problema. Em um ou dois parágrafos, mostrar exactamente o que vai ser pesquisado, em forma de pergunta, a questão chave que levou a pesquisar, e que será respondida com o resultado da pesquisa.
2.3. JUSTIFICATIVA
Na justificativa deve-se citar as razões que tornam importante a realização da pesquisa proposta, do ponto de vista da sua contribuição pessoal para a ciência e para a sociedade. No caso de apresentar seu projecto no meio académico, o professor orientador deverá ser convencido sobre a viabilidade da realização da pesquisa.

Como justificativa deverá ser redigido um texto de aproximadamente uma página explicando a importância do trabalho para a área de conhecimento do curso e para sua formação especificamente. Contextualizá-lo e apresentar todos os dados que tiver sobre ele.

Na justificativa deverão ser respondidas as seguintes perguntas:
-        Por que vou fazer essa pesquisa?
-        Qual a relevância social?
-        Qual a contribuição para a ciência?
-        Qual a contribuição pessoal, para o curso ou para a instituição na qual se trabalha?

2.4. OBJECTIVOS
Em um trabalho científico os objectivos existem para demonstrar para que pesquisar e quais os propósitos do estudo. Dividem-se em Objectivo Geral e Objectivos Específicos.

2.4.1. Objectivo geral
Definir de modo geral e abrangente o que se pretende alcançar com a pesquisa. Mostrar onde você quer chegar, indicando de forma genérica qual o objectivo principal a ser alcançado, sem qualquer comentário adicional. Deve ser claro e conciso.

2.4.2. Objectivos específicos
Detalhar o objectivo geral mostrando o que se pretende alcançar. Indicar exactamente o que será realizado visando a atingir o objectivo geral. Os objectivos devem iniciar sempre com um verbo no infinitivo, e deverá conter um único verbo, que deve situar-se no âmbito de estudar, proporcionar, elaborar, apresentar, desenvolver, aplicar, conhecer, identificar, etc.

2.5 HIPÓTESE
Elaborar a hipótese sob a forma de uma frase afirmativa que representa uma possível resposta para a questão chave (problema) da pesquisa e que será analisada no trabalho.

2.6. REFERENCIAL TEÓRICO
Também chamado de Revisão de Literatura, Revisão Bibliográfica, Fundamentação Teórica, Quadro Teórico etc., apresenta o que já foi dito sobre o assunto. Trata-se de um texto sobre uma visão geral do problema, a partir de autores consultados, onde se faz citações mencionando-se as fontes consultadas. Nesta parte do projecto, o texto não é conclusivo, pois a pesquisa ainda será feita.

2.7. METODOLOGIA OU PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
A metodologia mostra o como vai ser realizada a pesquisa, indicando como obter e como trabalhar com as informações. Deverá mostrar onde e como fazer a pesquisa, indicando ainda onde serão obtidas as informações.

Através de um texto, explicar que procedimentos metodológicos serão utilizados para fazer o trabalho: pesquisa bibliográfica, de campo, documental, questionários, entrevistas, testes, comparações, etc. Se possível elaborar modelos dos instrumentos a serem utilizados.

Nessa fase do projecto, deve-se optar por um tipo de pesquisa.
Após relacionar o tipo de pesquisa escolhido, o investigador deverá seleccionar um método que norteará sua análise e as técnicas que vão operacionalizar os métodos através do uso de instrumentos como entrevistas, questionários, observações, etc. para a colecta de dados. O pesquisador deverá ainda deixar bem claro o universo em que pretende desenvolver a pesquisa: determinar a instituição e definir a população-alvo e a amostra.

2.7.1. Pesquisa bibliográfica
Neste item deverão ser indicados quais os procedimentos que serão tomados para se fazer a pesquisa bibliográfica. Normalmente, a maior dificuldade do aluno pesquisador é definir o seu tema e o seu problema de pesquisa. Partindo do interesse e entusiasmo por um determinado assunto, deve iniciar a pesquisa pelo levantamento das fontes, seguido pela leitura atenta. São estas fontes que sustentarão a pesquisa e a partir delas será construído o referencial teórico.
Para tanto, sugere-se alguns passos:
a)     Selecção de artigos científicos em revistas e Internet.
b)     Leitura de pelo menos uma monografia pertinente ao assunto escolhido.
c)      Levantamento bibliográfico em bibliotecas.

2.7.2. População-alvo
Neste momento o aluno deverá indicar o universo de objectos que será estudado ou os sujeitos da pesquisa. Entende-se por universo ou população alvo “a totalidade de indivíduos que possuam as mesmas características, definidas para um determinado assunto” (RÚDIO, 1995, p.49).

Para definir a população-alvo, deve-se adoptar critérios bastante rigorosos de inclusão e exclusão, pois a população tem uma grande influência na generalização dos resultados.
Deve-se seleccionar o mais preciso possível o universo da pesquisa definindo: a) quem observar; b) local; c) circunstâncias. Exemplo:
Em função do problema, o pesquisador deve saber:
-        QUEM OBSERVAR
-        LOCAL
-        CIRCUNSTÂNCIAS

2.7.3. Amostra
Muitas vezes a população alvo é grande demais para se fazer pesquisa. Deve-se, então, seleccionar uma amostra como faz o profissional de análise clínica para um exame de sangue. Ele colhe apenas uma amostra. Para Gil (1994:92) “amostra é um subconjunto do universo ou da população, por meio da qual se estabelece ou se estima as características deste universo ou população”.

2.7.4. Colecta, análise e interpretação de dados
Neste momento do projecto o aluno deverá pensar como fará para colectar os dados, indicando quais os instrumentos que vai utilizar e quais os critérios que serão utilizados para análise e interpretação das informações obtidas.
Dependendo do tipo de informação que o pesquisador pretende obter, ele deve definir o tipo de instrumento que vai utilizar. Entende-se por instrumento de pesquisa aquilo que é utilizado para a colecta de dados. Há muitos instrumentos que podem ser utilizados e variam de acordo com o tipo de investigação que se pretende fazer. Alguns exemplos:
-        Questionário
-        Entrevista
-        Observação

Obtidos os dados, o aluno deverá indicar no protejo que procedimento irá adoptar para organizar estes dados para posteriormente analisar e interpretá-los.

2.8. CRONOGRAMA
Nessa parte o aluno pesquisador deverá fazer uma previsão do tempo necessário para a realização da pesquisa, considerando o tempo e os procedimentos metodológicos definidos, distribuindo a tarefas no tempo em que o trabalho deverá estar pronto.
Aqui pode ser utilizado algum tipo de quadro, o que facilitaria a visualização das tarefas em sequência.

2.9. REFERÊNCIAS
Referência é o “conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual” no todo ou em parte, impressos ou registados em diversos tipos de suporte abrangendo livros, artigos, publicações, sites da Internet.. Incluir na lista apenas as fontes que efetivamente foram utilizadas para a elaboração do trabalho. Pode-se separar os documentos bibliográficos de outros tipos de fonte (discos, filmes, fitas, etc.), recebendo o título de FONTES CONSULTADAS. Neste caso, também pode-se incluir, uma BIBLIOGRAFIA RECOMEDADA onde são indicadas outras referências para aprofundamento do assunto.

As referências devem ser listadas em ordem alfabética única de autor(es) e/ou título(s). Em casos específicos, podem ser numeradas e arranjadas por assunto, autor ou correspondendo ao sistema numérico adotados nas citações.

ORGANIZAÇÃO DO PROJECTO DE PESQUISA
O projecto de pesquisa deverá conter os seguintes elementos:

Elementos pré-textuais
a) Capa
b) Folha de rosto
Elementos textuais
a)     Tema e Delimitação do Tema
b)     Problema
c)      Justificativa
d)     Hipótese
e)     Objectivos: Geral e específicos
f)       Referencial teórico
g)     Metodologia ou Procedimentos Metodológicos
h)     Referencial teorico ou quadro/marco teórico.
i)       Cronograma
j)       Referências

Elementos pós-textuais
a)     Apêndices
b)     Anexos

 
EXERCÍCIO
Neste exercício, estão arrolados os passos para a elaboracção  de um projecto de pesquisa. É apenas um percurso que ajudará na montagem do Projecto de Pesquisa.

1. TEMA
.......................................................................................................................
............................................................................................................................
1.1. Delimitação do tema
.......................................................................................................................
............................................................................................................................

2. PROBLEMATIZAÇÃO  
.......................................................................................................................
............................................................................................................................

2.1. Problema de pesquisa
(Redigir na forma interrogativa a questão chave da pesquisa)
.......................................................................................................................
............................................................................................................................
.......................................................................................................................
............................................................................................................................

3. JUSTIFICATIVA
(Redigir um texto de aproximadamente uma página explicando a importância do trabalho para a área de conhecimento do curso e para sua formação especificamente. Contextualizá-lo e apresentar todos os dados que tiver sobre ele).
.......................................................................................................................
............................................................................................................................
.......................................................................................................................
............................................................................................................................

4. OBJETIVOS
(Descrever os principais objectivos que se pretende atingir com a realização do trabalho.).

4.1. Objectivo geral:
(Para especificar os objectivos gerais, utilizar verbos como: Avaliar, analisar, aplicar, apreciar, comparar, compreender, conhecer, considerar, demonstrar, desenvolver, reconhecer, saber, usar, aceitar, cooperar, julgar, manifestar, prever, reforçar...).
.......................................................................................................................
............................................................................................................................

4.2. Objectivos específicos:
(Para especificar os objectivos específicos, utilizar verbos como: Anotar, apontar, caracterizar, calcular, colectar, determinar, deduzir, definir, descrever, detectar, discriminar, distinguir, dizer, desdobrar, especificar, aumentar, explicar, estruturar, estabelecer, escolher, elaborar, exemplificar, formular, identificar, indicar, listar, preparar, relacionar, responder, representar, seleccionar, aplicar, classificar, diferenciar, enunciar, escolher, exemplificar, listar, formular, localizar, responder, resolver, seleccionar, sintetizar).
a) .......................................................................................................................
............................................................................................................................
b) .......................................................................................................................
............................................................................................................................
c) .......................................................................................................................
............................................................................................................................

5. HIPÓTESE (S)
(Elaborar a (s) hipótese (s) - frase (s) afirmativa (s) que representa (m) possível (is) resposta (s) para a questão chave (problema) - da pesquisa e que será (ao) analisada (s) no trabalho)
H1 .......................................................................................................................
............................................................................................................................
H2 .......................................................................................................................
............................................................................................................................
H3 ......................................................................................................................
............................................................................................................................

6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA / OU / REFERENCIAL TEÓRICO /OU/ REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
(Redigir um texto de aproximadamente uma página explicando os principais referenciais teóricos e termos chaves que serão utilizados durante a realização do trabalho):
.........................................................................................................................
............................................................................................................................

7. METODOLOGIA
(Explicar, através de um texto dissertativo, que procedimentos metodológicos serão utilizados para fazer o trabalho: pesquisa bibliográfica, de campo, documental, questionários, entrevistas, testes, comparações... Se possível elaborar modelos dos instrumentos a serem utilizados):
De maneira simplificada apresenta-se a seguir modelo de metodologia que poderá servir de roteiro para o Projecto de pesquisa:

Exemplo:
A revisão bibliográfica será feita mediante leitura sistemática, mediante a utilização e preenchimento de fichas de leitura para cada obra, ressaltando os pontos abordados pelos autores pertinentes ao assunto em questão ................................................................................
.......................................................................................................................................................
A pesquisa de campo será realizada na ......................................................................................, período ............................. e como instrumento de colecta de dados utilizar-se-á o questionário/ou/entrevistaé um instrumento de colecta de dados, constituída por uma serie ordenada de perguntas apresentados por escrito as pessoas tendo por objectivo o conhecimento de opiniões, crenças, sentimentos, interesses, expectativas e situações vividas” Gil (1995:124). Neste, estará ........................................................ onde procuraremos juntos dos nossos entrevistados saber …....................................................................................

8. CRONOGRAMA
(Elaborar um quadro especificando o cronograma de atividades até a apresentacção  final do trabalho)













































































































































































































































































PERÍODO
JAN.
FEV.
MAR.
ABR.
MAIO
JUN.
ETAPAS
1
2
3

1
2
3
4
1
2
3
4
1
2
3
4
1
2
3
4
1
2
3
4
Elaboração do projecto
























Revisão bibliográfica
























Colecta dos dados em campo
























Tabulação dos dados
























Análise dos dados
























Redacção preliminar do trabalho
























Redacção final, digitação, encadernação.
























Entrega final



















































9 REFERÊNCIAS
1. ..........................................................................................................................................
.............................................................................................................................................
2. .........................................................................................................................................
.............................................................................................................................................
4. .........................................................................................................................................
.............................................................................................................................................

Após a realização do projecto, o aluno estará apto a iniciar a pesquisa propriamente dita.

ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO
A estrutura de um trabalho de pesquisa independente do tema abordado, das finalidades do estudo e do esquema estabelecido pelo autor compreende três partes: pré-textuais, textuais e pós-textuais.
 1. Pré-Textuais
-        Capa
-        Folha de rosto
-        Páginas preliminares (opcionais)
-        Dedicatória
-        Agradecimentos
-        Epígrafe (citação de um trecho de um autor para reflexão)
-        Resumo
-        Sumário
-        Lista de ilustrações (opcional)
-        Lista de abreviaturas, siglas e símbolos (opcional).

2. Textuais
-        Introdução
-        Desenvolvimento
-        Conclusão  

3. Pós-Textuais
-        Referências
-        Apêndices e Anexos (opcionais)
-        Glossário (opcional)

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